A parafusadeira é uma ferramenta incrível, capaz de realizar o aperto e desaperto de parafusos, de maneira fácil e prática. Porém a maioria delas são recarregáveis. Sendo assim, quanto tempo leva para carregar uma parafusadeira?
A resposta para essa e outras perguntas a respeito desta ferramenta você vai encontrar aqui neste post. Confira!
Afinal, quanto tempo leva para carregar uma parafusadeira?
O tempo de carregamento da bateria de parafusadeira têm diferenças dependendo do modelo da parafusadeira.
Entretanto, a grande diferença está no tipo de bateria que a parafusadeira utiliza: bateria de níquel cádmio ou bateria íons de lítio.
As baterias de níquel cádmio são do tipo mais antigo, as quais são maiores e mais pesadas. Quanto ao seu tempo de carregamento, fica em cerca de 10 horas a primeira carga e 6 horas as próximas cargas.
Enquanto isso, as baterias íons de lítio costumam necessitar de uma primeira carga de aproximadamente 3 horas e as demais de apenas 20 minutos. Sendo também, mais leves e menores. Fora isso, elas conseguem manter a carga por um período de até 6 meses se ficarem desligadas.
Como saber o tempo de carregamento de uma parafusadeira?
Como foi visto acima, existe uma enorme diferença no tempo de carregamento das baterias de parafusadeira dependendo do tipo da bateria.
Entretanto, para saber o tempo específico de cada modelo, é necessário consultar o manual da ferramenta.
Para ajudar o usuário da parafusadeira a saber como está a carga de sua ferramenta, algumas contam com luzes que indicam o nível de carga da bateria.
Como carregar uma parafusadeira?
Carregar uma parafusadeira é bem simples, pois basta conectá-la em uma tomada com voltagem correspondente a do aparelho.
Um fator interessante sobre a bateria de íons lítio é que ela não corre o risco de viciar. Desta maneira, caso precise arrancar ela da tomada antes de completar a carga, não tem perigo em danificá-la.
Como usar uma parafusadeira?
A parafusadeira é uma ferramenta que presta um grande auxílio na hora de soltar e apertar parafusos.
Para se beneficiar deste auxílio, é bem simples, basta conectar o bits com o adaptador ou a ponteira na parafusadeira, ligá-la na tomada e apertar o gatilho de funcionamento.
Para conhecer mais detalhes sobre o modo de usar uma parafusadeira, além dos cuidados necessários, você pode dar uma olhada em nosso artigo sobre como usar a parafusadeira.
Conclusão
Agora você já sabe qual o tempo ideal para deixar a parafusadeira carregando, e com isso foi possível notar que não demora muito para carregar uma parafusadeira com bateria íons de lítio, enquanto as baterias de níquel cádmio leva um longo tempo para o carregamento.
Diante disso, opte por boas parafusadeiras com bateria de íons de lítio para obter uma parafusadeira com bateria de maior durabilidade, que carrega mais rápido e não corre o risco de viciar.
Agora, se ficou alguma dúvida e você deseja saber mais alguma coisa sobre o carregamento de parafusadeiras, deixe nos comentários.
Engenheiro Mecânico, Mecânico Industrial pelo Senai e Técnico de Planejamento de Manutenção. Contribuo com a missão de ajudar as pessoas a selecionarem as melhores ferramentas para uso doméstico e profissional.